Com o intuito de estudar, debater e propor soluções, um grupo de advogados, professores, estudantes de direito e profissionais ligados a entidades privadas de assistência médica, resolveu criar o Instituto Brasileiro do Direito da Saúde Suplementar - IBDSS, por entender, inclusive, que estamos diante de um novo ramo de especialização do Direito, fazendo-se mister o seu aprofundamento, bem como o estudo do direito comparado.

Objetiva-se debater o direito a saúde, o papel do Estado e a saúde suplementar, bem como áreas correlatas, como Direito Sanitário, a responsabilidade civil dos médicos, hospitais, laboratórios e demais entidades assistenciais, a bio-ética, o direito do consumidor, etc..

Inicia-se o IBDSS com uma página na Internet, que visa ser o seu canal de comunicação, com os associados e o público em geral. Será dada grande ênfase a realização de cursos, palestras, seminários e congressos, procurando reunir estudiosos no assunto. Periodicamente, serão realizadas salas e mesas de debates, para que todos possam contribuir no encaminhamento de propostas legislativas ou administrativas, principalmente em face da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Queremos ser uma entidade aberta, democrática, onde todos os setores da sociedade poderão se expressar livremente, pois a complexidade do mundo moderno exige uma participação mais ativa de seus cidadãos no enfrentamento dos novos ( velhos ) problemas que nos afligem.

Contamos com a sua participação. Junte-se ao IBDSS.

José Luiz Toro da Silva
Diretor - Presidente